EMEA-CIS Português

Valor de revenda de perfuratriz direcionada e como obter o máximo da sua plataforma

Grande diferença de valores entre as marcas

Set-2010

Muitas coisas devem ser levadas em consideração ao comprar ou arrendar um perfuratriz horizontal direcionada: características, durabilidade, assistência, treinamento e valor geral. Mas a área que geralmente não é considerada é o valor potencial de revenda da unidade.

Muito frequentemente, os empreiteiros não prestam atenção no valor potencial da máquina quando acaba sua vida útil na operação. Além disso, conforme aumenta o número de empreiteiros que arrendam máquinas como estratégia de aquisição, o valor de revenda torna-se um componente mais importante na decisão de compra.

“Existe uma tendência cada vez maior de arrendar ao adquirir um equipamento de instalação subterrânea”, afirma Jon Heinen, gerente de negócios de máquinas subterrâneas da Vermeer Corporation. “Quanto maior o valor residual da perfuratriz que você pretende comprar, mais baixo serão os pagamentos mensais. Isso pode afetar significativamente o negócio do cliente.”

Com base nessa tendência, a Vermeer passou um tempo considerável pesquisando os valores de revenda do setor e como eles afetam a decisão de compra. O custo de propriedade também está se tornando importante na equação para os clientes, quer se trate de um arrendamento de 3 anos ou de 10.

O valor de revenda é mais importante para um empreiteiro que troca o equipamento a cada 3 a 5 anos do que para um que utiliza a perfuratriz por 10 anos. No entanto, o valor de revenda continuará a ser um componente da decisão de compra do empreiteiro que mantém o equipamento por mais tempo, já que este poderá valer X% mais do que uma unidade concorrente e isso se traduz em um melhor valor na hora da troca.

O que afeta o valor de revenda?
Heinen explica que muitos fatores podem influenciar o valor de revenda de uma perfuratriz, mas três são os principais.

“A fabricação, o controle de qualidade e a assistência do revendedor influenciam significativamente o valor de revenda de uma perfuratriz”, disse Heinen. “Uma estrutura e chassi de aço robustos são a base da perfuratriz e têm grande impacto na integridade estrutural da máquina no longo prazo.”

O controle de qualidade é outro fator que influencia o valor de revenda. Diversos fabricantes empregam equipes de controle de qualidade independentes para inspecionar cada máquina e garantir padrões mínimos de qualidade.
Ter o histórico completo de manutenção também afeta positivamente o valor de revenda. Saber que a máquina recebeu a manutenção programada e que os itens desgastados foram substituídos são vantagens grandes aos olhos do comprador.

Outro fator é a condição da haste. As hastes de perfuração são um investimento grande e têm um papel importante no valor da perfuratriz. As hastes que mostram desgaste excessivo pela idade afetam negativamente o valor da perfuratriz direcionada.

“Acredito que o outro fator é a rede e assistência de revendedores”, afirmou Heinen. “A qualidade dos técnicos de serviço ajudam a manter o valor da compra. Além disso, os revendedores que investem em treinamento e que dão treinamento a seus clientes são fatores que podem influenciar o valor de revenda também.”

O valor de revenda varia de acordo com a marca
Sabemos que o valor de revenda é importante, mas qual é a diferença do valor de revenda entre os fabricantes? Bastante grande, de acordo com a Vermeer.

“Analisamos as vendas de 167 perfuratrizes direcionais em leilões durante um período de 12 meses e descobrimos que os valores de plataformas de 7 a 8 anos de idade podem ter uma diferença de até 55% dependendo da marca”, disse Jody Rindels, especialista de avaliação de mercado da Vermeer. “O preço das perfuratrizes de maior valor era em média US$28.916 e o das unidades concorrentes mais próximas, US$12.575. Também observamos que os valores de revenda variam de acordo com o tamanho e o lugar da plataforma de perfuração.”

Os valores das plataformas de perfuração vendidas no meio-oeste variavam em até 65%, enquanto que os das vendidas no sul eram praticamente idênticos. A diferença de valor de revenda de um concorrente a outro na categoria de perfuratrizes pequenas era de 38% enquanto que na categoria das médias variava até 47%.

Novo nome na praça
Então, como você pode conseguir o melhor valor de revenda pela sua perfuratriz direcionada? Existem mais lugares hoje onde vender o seu equipamento, mas é preciso entender as vantagens e desvantagens de cada um.

“Os revendedores continuam a ser o maior canal de perfuratrizes direcionais usadas”, disse Heinen. “No entanto, estamos vendo uma tendência clara em direção a casas de leilões e leilões on-line,”

Casas de leilões, como a Ritchie Bros, geralmente realizam os leilões em um lugar real, onde os equipamentos foram preparados e organizados. Os compradores potenciais podem testar e inspecionar o equipamento antes do dia do leilão.

Dependendo da casa de leilão, os equipamentos móveis são colocados para funcionar na frente dos compradores para que eles possam ver as máquinas em operação. Também é importante saber se o leilão é aberto ou fechado. Leilões abertos não permitem que o vendedor defina um preço mínimo ou preço de reserva, isto é, todos os equipamentos são vendidos ao maior lance, independentemente do preço. Alguns leilões também proíbem que o vendedor faça lances em seus próprios itens. Os compradores podem ir ao leilão pessoalmente ou podem usar um sistema de lances on-line.

Outra opção é deixar a perfuratriz direcionada em consignação em um leiloeiro on-line como o IronPlanet®. Ao invés de transportar o seu equipamento para o lugar do leilão, o equipamento permanece no local do vendedor até que o leilão termine e o equipamento seja vendido. A companhia tem uma equipe de inspetores que realizam uma inspeção minuciosa dos componentes principais, tiram fotografias, selecionam medidas de componentes desgastados se for o caso e fazem análise de amostras de óleo e de fluidos.

O equipamento então é comercializado para compradores potenciais em todo o mundo. No dia do leilão, o equipamento é mostrado por 3 a 6 minutos para os compradores potenciais fazerem seus lances. Depois de vendido o equipamento, a companhia de leilões cuida do processo de pagamento e o comprador cuida do transporte.

Os leilões não são a única maneira de apresentar o seu equipamento a um público mundial. Geralmente, o revendedor de sua região conhece outros clientes que possam estar interessados na sua unidade. Melhor ainda, alguns fabricantes têm um sistema que permite que os revendedores vendam sua unidade usada pela rede de revendedores mundial, aumentando a exposição de sua perfuratriz direcionada.

O que levar em consideração
Ainda que os leilões ofereçam diversas vantagens, é bom lembrar que talvez não se consiga o preço esperado pelo equipamento. Além disso, o valor recebido pela perfuratriz direcionada poderá ser considerado renda tributável. Em uma troca, o preço é garantido e o valor da troca não é tributável, mas alguns revendedores podem não ter um sistema para apresentar o equipamento usado a outros revendedores do sistema.

“Recomendo aos clientes usar a Internet e pesquisar o valor de suas perfuratrizes”, disse Heinen. “É possível ir a diversos websites de leilões on-line, procurar o número do modelo e ano e ter uma ideia de quanto poderá receber em uma troca ou mesmo em uma venda direta. Mas conseguir o melhor preço de revenda depende do preço de compra original. Também é importante investir tempo e pesquisar a diferença no preço de venda das diferentes marcas e incorporar estas informações na decisão de compra. O trabalho extra pode significar muito no lucro."